segunda-feira, 16 de abril de 2012

Lula grava mensagem para divulgar o Dia Mundial da Voz

Tive muito medo de perder minha voz. Sou testemunha do valor da reabilitação da voz no tratamento do câncer de laringe", diz o ex-presidente agradecendo os fonoaudiólogos que o atendem

 

re2
|
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou uma mensagem para ajudar a divulgar o Dia Mundial da Voz, comemorado nesta segunda-feira (16). No vídeo, ele agradece aos fonoaudiólogos que o atendem e diz que não poderia imaginar os benefícios que esse tipo de trabalho trariam à saúde dele.
“Tive muito medo de perder minha voz”, diz. “Hoje tenho certeza que ela pode melhorar ainda mais. Sou testemunha do valor da reabilitação da voz no tratamento do câncer de laringe. Espero que a partir do dia 16 eu possa estar cantando melhor do que eu canto hoje”.
Ainda com falhas na voz, Lula conta que durante a radioterapia enfrentou dificuldades de deglutição e ficou mais rouco que o habitual. Ele continua fazendo exercícios fonoaudiológicos diariamente para reduzir esses efeitos indesejáveis do tratamento do câncer.
“Espero que todas as pessoas que tenham o problema que eu tive possam ter acesso ao mesmo tratamento que estou tendo. Afinal de contas todos precisam ter o melhor neste país”, diz.
O vídeo faz parte de uma campanha para a promoção da saúde da voz, criada pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
Estima-se que entre 5% e 8% da população tenha alguma dificuldade vocal capaz de atrapalhar a comunicação, como voz rouca ou cansaço ao falar. A ocorrência desses problemas aumenta em profissionais como professores, operadores de telesserviços, atores, cantores, entre outros. A rouquidão pode ser um sintoma de câncer de laringe. Foi assim que Lula descobriu a doença.
No sábado (14), o ex-presidente discursou pela primeira vez desde o tratamento do câncer. Estava num palanque em São Bernardo do Campo, durante a inauguração de um centro educacional. “Se eu tivesse juízo, eu não estaria falando, porque minha garganta ainda não está boa”, disse. Depois de falar por sete minutos, tossiu várias vezes, bebeu água e precisou encerrar o discurso.

DIA DA CONSERVAÇÃO DO SOLO 15 DE ABRIL





 
A data de 15 de Abril foi escolhida para o Dia da Conservação do Solo em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos, o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país. Suas experiências estudando solos e agricultura, nacional e internacionalmente, fizeram dele um conservacionista dedicado. Também pela capacidade de comunicação de seus textos, muito conquistou para a causa mundial da conservação.

     

Carro perde controle e invade segundo andar de casa em SP

Oito pessoas – cinco crianças – estavam no imóvel atingido.
Nenhum morador ficou ferido.

Um carro invadiu o segundo andar de uma casa no Itaim Paulista, Zona Leste de São Paulo, neste domingo (16). Oito pessoas estavam no imóvel no momento do acidente, mas nenhum morador ficou ferido.
Testemunhas contaram que o motorista desceu a rua, atravessou o córrego e só parou quando bateu na parede da casa, no segundo andar. Das oito pessoas que estavam na casa, cinco são crianças.
No quarto onde o veículo bateu dormia um bebê de 6 meses. A cama dele não foi atingida por pouco. Alessiane Jesus de Almeida dormia com o filho na cama e acordou assustada com o barulho da batida. “Eu corri logo, pensava que a casa estava caindo, nem vi o carro. Depois que eu vi, do outro lado da casa”, contou.
A irmã dela, dona da casa, estava com o filho do outro lado. A criança não foi atingida por pouco. “Ele tinha acabado de ir ao banheiro, lá onde o carro entrou. Ele saiu, quando eu cheguei no meu quarto e deitei eu ouvi o barulho”, disse Luciene Jesus de Almeida.
Os bombeiros tiveram que subir na laje da casa e usar uma corda para resgatar o motorista do carro. Ele não teve ferimentos graves - foi levado para o hospital, fez exames e foi liberado.