domingo, 26 de fevereiro de 2012

CAERN PROMOVE AÇÕES DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL EM SÃO TOMÉ, ACARI, CAICÓ E CURRAIS NOVOS

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio grande do Norte (Caern) vai desenvolver, na próxima semana, uma série de encontros com lideranças comunitárias, professores, supervisores e alunos, em cidades das regiões do Potengi e Seridó. O objetivo é continuar com o programa de educação ambiental que desenvolve sistematicamente, através da Gerência da Qualidade da Água e Meio Ambiente (GQM).
Nesta segunda-feira (27) os técnicos da Companhia estarão em São Tomé, para um encontro com 150 professores e supervisores, visando o trabalho de conscientização sobre como se utilizar adequadamente o sistema de esgotos. A reunião vai ser realizada no Centro Convivência de Idosos, a partir das 14 horas. Segundo a assistente social da Caern, Roberta Borges Falcão, a idéia é repassar informações que serão difundidas entre os alunos, para que eles possam atuar como multiplicadores das ações de proteção ao meio ambiente.
Na terça-feira (28), o trabalho será desenvolvido em Acari, com os monitores do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e do Pró-jovem, no Espaço Jovem, tendo como tema a preservação dos mananciais aquíferos. Na quarta-feira (29), ainda em Acari, a equipe da Caern vai desenvolver a atividade com 80 professores, no Municipal Clube.
A equipe permanecerá na região do Seridó, e na quinta-feira (1º), o trabalho de conscientização continuará em Caicó, para os empregados da própria Companhia, dentro do Projeto “Por Dentro da Caern”. As ações educativas serão desenvolvidas pela manhã e à tarde, no Clube Pingo D’ Água. Na sexta-feira (2), a ação será executada em Currais Novos. Novas datas serão definidas para o desenvolvimento de palestras semelhantes nas áreas de atuação de os escritórios atendidos pela Regional de Caicó.

Assessoria Caern

Campanha da Fraternidade 2012 tem como tema Saúde Pública

Foto: Erasmo Salomão - ASCOM/MS
Com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, a Campanha da Fraternidade 2012, lançada nesta quarta-feira de cinzas na Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), tem o objetivo de propor a reflexão sobre a realidade da saúde do Brasil.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve no lançamento e agradeceu o gesto da CNBB de escolher o tema para estimular o debate sobre o assunto durante todo o ano. “O SUS não poderia ter tido tido um presente maior. Tenho uma grande expectativa que não só durante a quaresma, mas em todo o ano,  as pessoas discutam o Sistema Único de Saúde real, porque a partir desses debates vamos ganhar o apoio das comunidades para consolidar o SUS”, disse o ministro.
Segundo o secretário-executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, a Igreja quer colaborar para melhorias na saúde do País. “Com essa campanha nós queremos realmente procurar contribuir na consolidação do nosso SUS. Queremos mobilizar nossas comunidades com reflexões e ações nesse sentido para que tenhamos um bom envolvimento nos conselhos de saúde municipais, estaduais. Queremos que as pessoas percebam a saúde como um grande dom, mas que requer da nossa parte a incorporação de hábitos de vida saudável.”
O padre Luiz Carlos ressaltou que a campanha deste ano também pretende dar mais visibilidade ao trabalho de aproximadamente 100 mil agentes da Pastoral de Saúde, que trabalham em todo o País na atenção aos doentes mais carentes, e destacou mais detalhes  ao Blog da Saúde: