terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ministério da Saúde estuda vacinar meninas de 9 a 13 anos contra o HPV

O Ministério da Saúde avalia vacinar meninas de 9 anos a 13 anos contra o HPV, o papilomavírus humano, causador do condiloma acuminado, doença sexualmente transmissível que pode provocar câncer de útero. A informação é do secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

O HPV pode atingir mulheres de qualquer idade. No entanto, a ideia é imunizar adolescentes que ainda não iniciaram a vida sexual. A vacina não tem eficácia em mulheres adultas, com vida sexual ativa, que já foram expostas à infecção pelo HPV, segundo o secretário. A prevenção, nesse caso, deve ser feita por meio do exame papanicolau, que identifica o câncer no colo do útero.

Barbosa estima um custo anual de R$ 600 milhões para incluir a vacina contra HPV no calendário de imunização das adolescentes. O equivalente a um terço do que o governo gasta com todas as vacinas, segundo o ministério.

O secretário participou de debate na Comissão de Assuntos Sociais do Senado sobre projeto de lei da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) que prevê vacinação gratuita contra o HPV para o público feminino na faixa etária de 9 anos a 40 anos.

Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podem provocar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. De acordo com o ministério, a infecção pelo HPV é comum e na maioria dos casos não resulta em câncer. A principal forma de transmissão é pela relação sexual sem preservativo. Os sintomas frequentes são verrugas nos órgãos genitais.

*Fonte: Agência Brasil

Comperve divulga resultado da primeira fase do Vestibular 2012

Leonardo Erys - repórter

A Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) disponibilizou no início da noite desta terça-feira (13) o resultado da primeira fase do Vestibular 2012 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em seu site oficial.

Os nomes dos candidatos e a classificação por curso considerando apenas a correção das questões objetivas já estão disponíveis no site da Comissão (www.comperve.ufrn.br). A UFRN oferece 6.209 vagas nos campi de Natal, Currais Novos, Caicó e Santa Cruz em 2012.

Dos 30.129 candidatos às vagas na UFRN, 18.694 atingiram o ponto de corte e terão as provas discursivas corrigidas. Isso representa cerca de 63% do total dos candidatos. Os outros 37% - 11.430 vestibulandos, considerando - estão desclassificados.

Os candidatos do vestibular também podem consultar o extrato dos seus desempenhos na provas objetivas através do site da Comperve. Para isso, o vestibulando necessita apenas fornecer o CPF no site.

A primeira fase do vestibular, a UFRN contabiliza apenas as questões objetivas do processo seletivo. O resultado final - que inclui as questões discursivas - tem data prevista para ser divulgado em janeiro. De acordo com a presidente da Comperve Magda Pinheiro , quase 200 professores já estão em processo de correção das provas.

O vestibular 2012 da Universidade ocorreu entre os dias 27 e 29 de novembro. O índice de abstenção nas provas foi de 12,5% do total de candidatos, com registro de 3.734 faltosos.

Confira a lista clicando aqui